"Um país se faz de homens e livros."

                                                                           Monteiro Lobato

Projeto

 O projeto Recicla Leitores tem como missão desenvolver ações planejadas e organizadas para arrecadações e distribuição de livros. Possibilitando o projeto a destinar estas arrecadações à diversas comunidades. Nossas preocupações estão direcionadas ao desenvolvimento do ser humano frente ao hábito da leitura, à inclusão social e à promoção da cultura através da literatura, promovendo mudanças de hábitos e um avanço no processo literário-educacional-cultural.

 

  A proposta do nosso projeto visa alcançar o maior número possível de leitores para o mesmo livro. Ou seja,  quem recebe, se compromete a repassar o livro doado após finalizar a sua leitura e assim sucessivamente. Criando assim uma rede infinita, sustentável e colaborativa de novos leitores e apoiadores da cultura.

  Não somos bibliotecas itinerantes.  A ideia é que cada pessoa possa ter dois prazeres em nossos eventos: escolher o livro que mais lhe agradar para levar para a casa, sem devolução e com essa iniciativa, despertar o seu gosto pela leitura levando-a a frequentar bibliotecas comunitárias, escolares, livrarias e etc.

Como surgiu...

Livros unem mãe e filha.



O interesse de Victoria pela leitura levou Aline a criar o projeto social Recicla Leitores e julho de 2011.



"Quando eu lia histórias antes de Victoria ir dormir, não imaginava que desse hábito nasceria o “Recicla Leitores”, projeto desenvolvido anos mais tarde.​"



 

Durante uma visita à Cidade de Deus, por meio de um convite de uma organização não governamental, Victoria percebeu a curiosidade das crianças envolta pelo livro que segurava. Ao me perguntar o porquê da curiosidade, expliquei que nem todos tinham acesso a livros não didáticos em comunidades e não conheciam o prazer da leitura. Ali em 16 de julho de 2011, decidimos realizar a nossa primeira doação e a partir desse dia não paramos mais. O Alexander meu marido e pai da Victoria adotou a ideia e juntos vestimos a camisa da família Recicla Leitores.



"A maioria das pessoas me perguntam se sou professora ou ligada a instituições de ensino ou cultura. Eu respondo: sou MÃE!!"

Mãe Por Amor (clique aqui) Voltar